CAPS III EM PELOTAS?

Representantes do Grupo de Pesquisa em Enfermagem, Saúde Mental e Saúde Coletiva da Universidade juntamente com a Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Pelotas (AUSSMPE) se reuniram com a UFPEL e a Prefeitura de Pelotas para apresentarem uma proposta para implementar um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III).


Imagem/Reprodução: UFPel


Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), desde sua implementação em 2002 realizam atendimento humanizado às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas nas suas diferentes modalidades são locais de atenção estratégicos da RAPS: serviços. Os CAPS possuem diferentes modalidades:

  • CAPS I: Atendimento a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 15 mil habitantes.

  • CAPS II: Atendimento a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 70 mil habitantes.

  • CAPS i: Atendimento a crianças e adolescentes, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 70 mil habitantes.

  • CAPS ad Álcool e Drogas: Atendimento a todas faixas etárias, especializado em transtornos pelo uso de álcool e outras drogas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 70 mil habitantes.

  • CAPS III: Atendimento com até 5 vagas de acolhimento noturno e observação; todas faixas etárias; transtornos mentais graves e persistentes inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 150 mil habitantes.

  • CAPS ad III Álcool e Drogas: Atendimento e 8 a 12 vagas de acolhimento noturno e observação; funcionamento 24h; todas faixas etárias; transtornos pelo uso de álcool e outras drogas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 150 mil habitantes.


Mesmo a cidade de Pelotas, possuindo mais de 150 mil habitantes, ainda não há um CAPS III. Neste sentido vamos torcer para o sucesso desta proposta!


Fonte:


https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/centro-de-atencao-psicossocial-cap


https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2021/09/02/ufpel-e-prefeitura-de-pelotas-discutem-proposta-para-criacao-de-caps-iii/



249 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo