top of page

A "Dama da Lâmpada" Florence Nightingale nos deixou um Legado para os Tempos Covid-19

Atualizado: 7 de out. de 2020

"A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!" (Florence Nightingale NIGHTINGALE, F., Una and the Lion‎, Riverside Press, 1871.)



Perry Pictures/Library of Congress, Washington, D.C. (LC-USZ62-5877)


No 200º aniversário de nascimento de Florence Nightingale, pioneira em saneamento e higiene, os valores deixados por esta Enfermeira reconhecida mundialmente, foram resgatados nos últimos meses com a Pandemia do Coronavírus.
Florence revolucionou a maneira de se cuidar em saúde e nos hospitais. Seus relatórios, baseados em suas experiências e condutas, trouxeram reestruturações nos padrões de saneamento e mudanças na administração dos hospitais.
Florence desenvolveu o “Nightingale Rose Diagram,", onde demonstrou de maneira clara as estatísticas da diminuição das taxas de mortalidade a partir das suas condutas de saneamento e higiene.
Florence foi uma mulher a frente do seu tempo, sua dedicação com os mais pobres e os doentes nunca serão esquecidos e o seu conhecimento aplicado de maneira inteligente a tornou a primeira mulher membro da Royal Statistical Society e foi nomeada membro honorária da American Statistical Association.
Nós, Enfermeiros e Enfermeiras do Grupo de Pesquisa em Enfermagem, Saúde Mental e Saúde Coletiva UFPel somos gratos pela vocação honrosa que desperta em todos nós.
Deixamos um grande abraço virtual neste DIA DO ENFERMEIRO(A) a todos(as) Enfermeiros(as) do mundo que estão dedicando suas vidas e se doando aos que precisam de cuidados! PARABÉNS!



http://www.bbc.co.uk/history/british/victorians/nightingale_01.shtml

8.234 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page