PARABENIZAMOS ESTAS ENFERMEIRAS QUE FAZEM A DIFERENÇA NO NOSSO GRUPO DE PESQUISA
A saúde mental e o bem-estar são essenciais para a saúde geral. A Organização Mundial da Saúde define saúde como “... um estado de completo bem-estar físico, mental e social . A Medida em que a sociedade compreender melhor o papel do enfermeiro todos nós nos beneficiaremos. Fizemos progresso em nossas pesquisas, na tradução dessas pesquisas para a prática e em nossa compreensão dos transtornos de saúde mental. Temos muito mais a aprender e muito mais para mostrar. No entanto precisamos de mais incentivo e financiamento para nossas pesquisas e valorização dos nossos salários. Abaixo apenas um de muitos estudos que o nosso grupo tem trabalhado nestes últimos anos.
ARTIGO :O TRABALHO DO ENFERMEIRO NOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
O artigo abaixo trata do perfil e atividades desenvolvidas por enfermeiros nos centros de atenção psicossocial (Caps). Consiste num estudo qualitativo do tipo descritivo. O instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista estruturada, realizada com 13 enfermeiros dos Caps I e II, pertencentes à área de abrangência da Terceira Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul (3ª CRS/RS), onde foram apreendidas informações sobre a clientela atendida no serviço, composição da equipe, atividades realizadas e ações desenvolvidas pelo enfermeiro no Caps. Os enfermeiros elencaram suas atividades na prática cotidiana do Caps e estas foram contextualizadas a partir do referencial da reabilitação psicossocial no interior da reforma psiquiátrica.
Acesso para o Artigo através do Link :https://www.scielo.br/pdf/tes/v6n1/06.pdf ou acesse o arquivo abaixo:
Esta semana vivemos mementos Importantes e significativos. Dia 12 de maio comemoramos o dia das enfermeiras e dos enfermeiros; e no dia 18 reafirmamos o dia da Luta Antimanicomial! Nestes dias vivi experiências ambíguas de satisfação e de desprazer: senti a necessidade de valorização da profissão de enfermagem no Brasil e de acirrar a luta de resistência frente aos retrocessos na política de saúde mental. Em certo sentido, uma angústia por ter que lutar incessantemente por algo que já havíamos conquistado! Que loucura é esta que estamos vivendo!!!