TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE ENFERMAGEM

Título: A escuta terapêutica como instrumento de cuidado e acolhimento no contexto da pandemia do novo coronavírus COVID-19

 

Você está sendo convidado(a) para participar da pesquisa do título acima, que será desenvolvida por pesquisadores vinculados ao Grupo de Pesquisa enfermagem, saúde mental e saúde coletiva.

 

 

ATENÇÃO: Solicitamos autorização somente para utilizar os dados que serão registrados em seu prontuário, portanto a sua identidade será preservada, e não divulgaremos o seu nome em hipótese alguma. Caso você não queira participar da pesquisa, mesmo assim receberá o atendimento online, não acarretando em nenhum prejuízo ou exposição deste atendimento.

 

Esta pesquisa justifica-se, pois se acredita que o estudo ajudará com ações de enfrentamento e de combate à pandemia do novo coronavírus COVID-19, objetivando pesquisar sobre a contribuição deste chat que você está acessando online, como espaço de cuidado e acolhimento.

 

O presente estudo não desencadeará riscos físicos, pelo fato de que não será realizado nenhum procedimento invasivo em você, por ser um canal online. Como se trata de uma pesquisa em prontuários, durante o atendimento não será feito nenhum tipo de coleta de dados. O único risco se refere ao manejo de dados dos prontuários, os quais serão respeitados e tratados com sigilo de acordo com a Resolução 466/2012.

 

O presente estudo apresenta benefícios a você, pois possibilitará um espaço de escuta terapêutica online e gratuita, com profissionais experientes e capacitados, no contexto de pandemia do novo coronavírus. Este estudo também possibilitará a reflexão sobre o cuidado em saúde mental à distância, em contextos específicos, como o atual.

 

Sua participação não é obrigatória e você tem plena autonomia para decidir se quer ou não participar, assim como desistir da colaboração neste estudo no momento em que desejar, sem necessidade de qualquer explicação e sem nenhuma forma de penalização. Você não será penalizado de nenhuma maneira caso decida não consentir sua participação, ou desista da mesma. Contudo, ela é muito importante para a execução da pesquisa.

 

Os prontuários serão codificados e armazenados em arquivos digitais, mas somente terão acesso aos mesmos a equipe de pesquisadores deste estudo. Ao final da pesquisa, todo material será mantido em arquivo, físico ou digital, por um período de cinco anos e após será incinerado.

 

Esclarecimentos: Você terá a garantia de receber esclarecimentos sobre qualquer dúvida relacionada à pesquisa.

Liberdade: Sua participação nessa pesquisa não é obrigatória e você pode desistir a qualquer momento, retirando seu consentimento.

Sigilo e da privacidade: As suas informações serão arquivadas em um prontuário e posteriormente destruídas. Os dados relacionados à sua identificação não serão divulgados. Serão garantidos o anonimato e a privacidade das informações por você prestadas. Qualquer dado que possa identificá-lo será omitido na divulgação dos resultados da pesquisa e o material armazenado em local seguro.

Divulgação dos resultados: Os resultados da pesquisa serão divulgados em eventos, periódicos científicos e na Universidade, assim como na apresentação do relatório final de estudo, mas você terá a garantia do anonimato da sua identidade na apresentação dos dados.

 

Dúvidas: Caso você tenha dúvidas, poderá entrar em contato com os pesquisadores (contacomigocuidadosm@gmail.com), telefone (53) 3284-3820.

 

Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas. Horário: terças e quintas-feiras 14:00h – 17:00h. Atendimento ao público: quinta-feira 14:00h – 15:00h. Telefone: (53) 3310-1800. E-mail: cep.famed@gmail.com Dessa forma, se você concorda em participar da pesquisa como consta nas explicações e orientações explicitadas, coloque seu nome no local indicado no formulário inicial do chat e marque a opção “Sim, eu aceito”.

 

Desde já, agradecemos a sua colaboração e solicitamos o seu aceite de autorização deste termo.

 

Cadastre-se e receba nossas  atualizações

Responsabilidade Técnica: Grupo de Pesquisa, Enfermagem e Saúde Mental e Saúde Coletiva da UFPel   

Desenvolvido por César Sperb e Lilian Sperb

|