Pet Terapia

A Pet Terapia é um projeto de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal de Pelotas que desde 2006 realiza intervenções assistidas por animais em diversas instituições do município de Pelotas e região (RS). O projeto ainda conta com uma equipe multidisciplinar composta por docentes, discentes da graduação e pós-graduação, profissionais da área da saúde e educação. A Coordenadora  é a Prof. Márcia Nobre e o Projeto ainda possui três residentes, Débora Almeida, Sabrina Capella e Camila Lima.

Atualmente o projeto possui 12 cães e 1 gato coterapeutas. De modo a garantir a saúde destes animais são realizadas de forma sistemática exames clínicos e de rotina, como hematológicos, bioquímicos, coproparasitológicos e de imagem. Além disso, os animais passam por protocolo higiênico-sanitário, que inclui banho, tosa higiênica, corte de unhas, escovação dentária diária, controle de endo e ectoparasitas e vacinação anual.

 

A fim de capacitar os cães co-terapeutas, estes são treinados rotineiramente pela equipe do projeto. Os treinamentos se baseiam em três partes respectivamente: passeio higiênico, caminhada e treinamento específico. O treinamento específico inclui comandos básicos, dessensibilização, adaptação, socialização e melhora na aptidão individual do animal, seja por meio de busca de objetos, realização de jogos com petiscos ou truques.

Viviane Pereira - Enfermeira e integrante da Pet Terapia

Cadastre-se e receba nossas  atualizações

Responsabilidade Técnica: Grupo de Pesquisa, Enfermagem e Saúde Mental e Saúde Coletiva da UFPel   

Desenvolvido por César Sperb e Lilian Sperb

|